quarta-feira, 21 de outubro de 2009

FIGURAS TÍPICAS DE CONDEIXA

O Lisboa era um pobre vagabundo,mas excelente pintor da construção civil,que andava sempre embriagado.
Numa noite de chuva,estava ele caído na valeta perdido de bêbado.O Padre Pimenta,pároco da vila,vendo o Lisboa naquele estado,exclamou:
-Que miséria!
O bêbado então respondeu:
-Miséria não,senhor prior,fartura,fartura!-referindo-se certamente à grande quantidade de álcool que tinha ingerido.
Mas na verdade o Padre Pimenta tinha razão.Havia miséria,não só no facto de o Lisboa se embriagar,o que já seria razão suficiente.
Lembro-me de no tempo da 2ª Grande Guerra e logo após esta,ver passar por Condeixa grupos de homens sujos e rotos,que percorriam o país de lés a lés,procurando trabalho.Chamavam-lhes «estradeiros»,nome ainda hoje considerado ultrajante quando aplicado a alguém.Estes homens viviam do que podiam,pedindo ou roubando.Por vezes um ou outro ia ficando pelo caminho,porque arranjava trabalho ou por qualquer outra razão.Certamente seria o caso do Lisboa,de quem não se conhecia qualquer parente.
Ou do André,outra figura típica que nesta terra viveu.Dormia em qualquer buraco,de preferência num terreno desocupado que existia na Avenida.Comia o que lhe davam,mas nunca pedia nada. Por sinal,muitas vezes recusava o que lhe queriam dar,insultando os ofertantes.
Recordo agora um episódio passado com a esposa do Dr.Fernando Rebelo,veterinário municipal,quando esta senhora lhe disse:
-Ó André,passa lá por casa para te dar umas calças do senhor doutor.
O André perguntou:
-Então e o casaco?
-O casaco não,só as calças-respondeu ela.
Ele, pondo aquele ar provocante e alheio a todas as conveniências,disse:
-Vá vardamerda com elas!
Irreverente,rude e mal-educado, este André de quem os garotos como eu tinham um medo atroz,nem se atrevendo a colher os belos figos de capa estaladiça e pingando mel,da carregada figueira junto ao seu miserável tugúrio,quando era suposto estar lá recolhida a sua nauseabunda figura.
Diziam que o André tinha estudos superiores.Era(constava)funcionário bancário e estudante.O banco faliu e ele,apanhado no turbilhão em que a sua vida se transformou.não resistiu.
Como andava sempre sujo e mal cheiroso,um dia,em Condeixinha,as irmãs Cavaca,Soledade e Conceição, juntamente com outras raparigas,conseguiram dar-lhe banho e vesti-lo decentemente.Só que o André adoeceu com gravidade.Teria sido porque o esterco no corpo funcionava como capa protectora contra viroses?