quinta-feira, 24 de junho de 2010

CRÓNICA-A DETESTÁVEL VUVUZELA

Odeio a vuvuzela! Porque detesto a estupidez e é, no mínimo,estúpida a forma como está a ser abusada a corneta neste Campeonato de Futebol.
Se eu mandasse,o abominável canudo era destruído à porta dos estádios.De cá,porque estou mesmo a ver que a moda vai pegar e brevemente teremos o irritante zumbido a substituir os habituais cânticos clubisticos(de passagem,alguns também muito estúpidos)
Mas se fosse eu a mandar, não garanto que evitasse as tomadas de posição falhas de inteligência e bom senso.Se calhar,com o meu provincianismo bacoco,quem sabe se iria dar um passeio com a família, só para não estar presente na cerimónia fúnebre de alguém que, não sendo da minha particular simpatia,fosse considerada importante pelas pessoas cultas cá da terra.
Não sei porquê,lembrei-me agora de Saramago! E apercebi-me como a História é por vezes irónica!
O nosso pequenino País,além das sempre cantadas batalhas de outros tempos e o rasgar de rotas marítimas abrindo caminho para descoberta de novas terras,tem ainda aquilo que muitos países desejariam:dois(2)Prémios Nobel!
O primeiro foi atribuido ao Professor Egas Moniz,em 1949.Salazar,incompatibilizado com o agraciado,procurou sempre minimizar o feito.Nada a estranhar!
O segundo, deu ainda mais honra,por ser literário e foi atribuido a José Saramago,apesar do voto negativo de certo mesquinho político,responsável pela cultura do País(toda a gente sabe quem é Saramago,mas desconhece o insignificante Lara).
O mundo rendeu-se ao génio literário de Saramago,concordando ou não com as suas opções políticas.
No funeral do escritor,esteve o povo e várias individualidades portuguesas e estrangeiras.
Menos a figura que se impunha!
Ninguém esperava que em pleno século XXI um Chefe de Estado, ainda por cima democrata(?),recusasse estar presente nas exéquias de um vulto que orgulha o País.
Honra ao Presidente da Câmara de Lisboa,presente e participante na manifestação de homenagem.Cumprindo o determinado pela Presidência da República,mandou colocar a meia haste a bandeira nacional nos edifícios oficiais do município.Um "esquecimento" do seu congénere e "camarada" cá do burgo!
Sempre ouvi dizer:"As atitudes ficam com quem as pratica"
Felizmente atitudes como as que referi,são como"vozes de burro,não chegam ao céu"!