terça-feira, 29 de dezembro de 2009

LUGARES DE CONDEIXA-A RUA PRINCIPAL


Em 2006 escrevi um exercício de memória(já aqui publicado),que pretendia ser o retrato de um dos mais típicos bairros da vila, no caso Condeixinha. Dei-lhe então o nome de"Estrada de Pedra",porque hoje aquela íngreme e coleante via, empedrada não sei porque peregrina ideia, perdeu a pacatez de rua interior, para adquirir a indesejada condição de estrada obrigatória para quem pretende aceder à Estrada Nacional.

Posteriormente, disse para os meus botões:"E porque não descrever outros bairros, outros lugares, exercícios que, reunidos, formassem um todo intitulado- «Lugares da minha terra»?

Pesava no entanto o reconhecimento de quão difícil seria a tarefa, mormente para quem não pode arriscar-se, por falta de capacidade literária, em compridas laudas.

Entretanto, o grande incentivo do desafio era poder deixar aos meus descendentes ou a quem eventualmente venha a ler estes escritos, testemunho da vila de Condeixa na primeira metade do século vinte.

No momento em que escrevo, passaram-se mais de sessenta anos sobre essa data. A maior parte das pessoas que refiro, senão a totalidade, desapareceu, e até os locais descritos estão, aqui e acolá, completamente alterados.

O Paço dos Almadas, foi demolido. A casa dos Antónios ,com o seu bonito alpendre e escada de pedra, deu lugar a um inestético bloco habitacional, em cimento .Quanto aos Borregas ,nem descendentes têm já na terra!

Dizem os entendidos que é o progresso! Será! As pessoas vivem e morrem. Ninguém pode fazer seja o que for para o evitar! Mas destruir sistematicamente locais que caracterizam uma terra, não se pode chamar progresso e sim insensibilidade, ou pior desprezo pelas raízes."Um País sem memória, é um País incapaz de compreender a sua própria história",disse José Cardoso Pires.

Já que os edifícios, as características de um lugar, a própria mística que envolvia os nossos bairros, tudo desapareceu, fique ao menos a recordação dos Tis e das Tis que, em boa verdade, creio já nem existirem!

Em Condeixa, a "Rua Principal" era simultaneamente a Estrada Nacional nº1.

Entrava pelo Paço ,junto ao Tanque do Galaitas e abandonava a vila deixando para trás a velha Faia e o Café do Arranhado, o Faia-Bar.

Embora hoje possa dizer-se que outras ruas têm estatuto idêntico, a verdade é que aquele comprido trajecto é ainda o mais apetecido em termos de comércio. E este, outrora incipiente ao inicio da rua, intensificava-se até à Feira das Galinhas (Largo Artur Barreto)e quase desaparecia Faia abaixo.

Vou começar o exercício, referindo os vários nomes da "Rua Principal".


RUA FRANCISCO DE LEMOS

Chama-se assim a antiga Rua de São João, desde o Paço até ao antigo edifício dos Paços do Concelho e o nome foi-lhe atribuído em honra a D. Francisco de Lemos Ramalho de Azeredo Coutinho, primeiro Presidente da Câmara Municipal e sobrinho-neto do Bispo-Conde D. Francisco de Lemos, Reitor reformador da Universidade de Coimbra, que mandou restaurar e transformar em lindo palácio o velho solar da Senhora da Piedade (hoje Palácio Sotto Mayor), para nele receber condignamente o Rei D. José, convidado a vir inaugurar os Estudos Gerais. Esta visita não chegou a realizar-se e em lugar do rei veio o seu Ministro, Marquês de Pombal, amigo íntimo do Bispo. Refiro a propósito ter sido o Bispo quem fez questão de pagar as despesas de funeral do antigo Ministro, quando este, caído em desgraça, faleceu em Pombal.

RUA DE LOPO VAZ

Entre o antigo prédio da Câmara e o outrora chamado Largo António Granjo, ao fundo da Rua Venceslau Martins de Carvalho (Rua Nova), o curto trajecto tem o nome de um ministro da Rainha D. Maria II, que almejou para Condeixa a categoria de sede de Comarca Judicial.

RUA DA REGENERAÇÃO/ RUA 25 DE ABRIL

O espaço que vai desde o final da rua anterior até à Praça, já teve várias designações.

No tempo em que a Estrada Real entrava pelo Cigano(por detrás da Casa do Povo),corria marginando o lado esquerdo do Caldeirão,surgia no Canto,em frente à Igreja,passava no Terreiro pelo Palácio dos Sás,percorria a estreita Rua Direita(Rua Dr.Fortunato de Carvalho Bandeira)e seguia para os Silvais,rumo a Coimbra,aquele trajecto,muito estreito,chamava-se Rua dos Fornos por ali existirem alguns desses locais comunitários onde o povo cozia a brôa.Mais tarde,já com a via alargada e melhorada,o trânsito passou a processar-se por lá e recebeu o nome de Rua da Regeneração,atribuição feita pelo presidente D.Francisco de Lemos,para honrar o seu Partido Regenerador.E com este nome ficou até outro presidente,desta vez do Estado Novo,alterar a designação para,como não podia deixar de ser,Rua Dr.Oliveira Salazar.Logo após a Revolução dos Cravos,foi-lhe atribuido o nome que ainda hoje ostenta:Rua 25 de Abril.

PRAÇA

Desde a cortada para Condeixinha e até à Igreja,a rua não tem um nome específico.Chama-se apenas "A Praça".
LARGO RODRIGO DA FONSECA MAGALHÃES

O Adro da Igreja,antigamente chamado também Largo do Conde,tem o nome de um ilustre filho de Condeixa.Rodrigo da Fonseca Magalhães,nasceu em 1788(na casa que pertence ao Dr.José Dias Ferreira,onde está instalada uma loja de ferragens,em frente à Igreja).Enquanto estudante pertenceu ao Batalhão Académico que combateu as tropas invasoras de Napoleão.Já no reinado de D.Maria II,foi presidente do Ministério e Conselheiro de Estado.Dos muitos serviços prestados à terra que o viu nascer,destacam-se a restauração do Concelho de Condeixa e o traçado definitivo da Estrada Nacional Lisboa-Porto.O Partido Regenerador,organizado em 1851,teve-o como primeiro presidente.Também Lisboa prestou homenagem a esta insigne figura,atribuindo o seu nome a uma das mais importantes ruas da capital.

LARGO ARTUR BARRETO

O antigo Largo da Feira das Galinhas tem o nome de um prestigiado benfeitor que legou ao Hospital D.Ana Laboreiro d'Eça importantes doações,nas quais estava incluído o Palácio dos Figueiredos da Guerra,actual edifício da Câmara.

RUA D.ELSA FRANCO SOTTO MAYOR

Finalmente,após o entroncamento com a rua que vem do Outeiro,toda aquela descida até à Faia,tem o nome de uma das mais altruístas senhoras de Condeixa,proprietária do palácio Sotto Mayor.

Este era o trajecto principal da vila.Quem viajava de norte para sul ou vice-versa,pela Estrada Nacional,tinha forçosamente de passar por dentro da vila,percorrendo as referidas ruas.

No final da década de 1950,iniciaram-se as obras do novo traçado da EN1,o desvio,que desde a Faia atravessa a Quinta das Fontainhas,Quinta do Travaz e a Varzea,seguindo para Coimbra.

Hoje Condeixa tem várias ruas de grande movimento.O Outeiro,a Palmeira,a Avenida e até a Serrada, mesmo sem tal pretenderem,têm o estatuto de estrada.Há sessenta anos,tirando o Outeiro,caminho obrigatório para o trânsito dirigido a Miranda ou Tomar,era de facto o trajecto entre o Paço e a Faia,a Rua Principal de Condeixa.

O meu propósito é retratar tão fielmente quanto for capaz,as ruas que compõem este caminho,as casas e pessoas que valha a pena referir.




O PAÇO
A entrada de Condeixa era assinalada por imenso reservatório de água,o Tanque do Galaitas,construído para movimentar a Fábrica,uma curiosa construção da época da Revolução Industrial,misto de lagar e moagem de cereais.
Durante largos anos serviu de piscina onde,além dos normais exercícios de natação,os condeixenses tomavam banho,no sentido de higiene corporal.Nesse tempo,eram raras as habitações que possuíam casa de banho ou sequer abastecimento público de água.
Aos domingos de manhã o local povoava-se de crianças e adultos,do sexo masculino (a decência imposta pela mentalidade da época,impedia meninas ou senhoras de participar naquelas divertidas e úteis práticas),devidamente apetrechados com toalha e sabão(as posses dos habituais utilizadores,não permitiam o uso do sabonete e o champô era coisa que desconheciam),para a higiene semanal.
Depois,era o Paço dos Almadas,que deu nome ao local,uma sólida construção com fachada,alas e jardim protegido por longo gradeamento de ferro fundido.
O edifício,provávelmente datado do século XVI,mas bastante alterado no decorrer do tempo,pertenceu na sua origem ao Conde de Avranches,D.Lourenço de Almada,combatente de Alcácer-Quibir,onde foi ferido e feito prisioneiro.
Era pai de D.Antão Vaz de Almada,que no dia 1º de Dezembro de 1640 aclamou D.João,Duque de Bragança,como rei de Portugal,o IV de seu nome,pondo fim a um domínio espanhol que durou 60 anos.A trama que levou a este desfecho,desenrolou-se no palácio dos Almadas,no Largo de S.Domingos,em Lisboa e que por essa razão passou a chamar-se Palácio da Independência.
Como todas as construções senhoriais da época,o Paço dos Almadas possuia capela,mas esta localizava-se fora do corpo do edifício e um pouco afastada,no largo em frente.Inicialmente era de culto a São João e durante muito tempo deu nome à rua.Mais tarde,passou a chamar-se Capela do Senhor da Agonia,pois era ali que o Senhor dos Passos ficava,quando da Procissão,de sábado para domingo.Neste dia,a imagem saía da capela e encontrava-se com o andor da Senhora da Soledade que entretanto ficava na capela da Senhora da Piedade.O Sermão do Encontro era proferido do alto da varanda do Palácio dos Lemos.Em 1940,o novo proprietário do Paço,Dr.Cândido Sotto Mayor,mandou derrubar a capela.que na altura já era considerada bem do povo e recolheu os santos no seu palácio.
O largo em frente ao Paço,onde estava a capela,tinha algumas habitações humildes.
A culminar a farta linha de água chamada "Regueira de Santo António",estava uma pirâmide artificial de estalactites a servir de pano de fundo ao "Quelhorras",curiosa estátua em pedra mostrando um soldado napoleónico(ou o próprio Napoleão?),com o tradicional chapéu de dois bicos colocado atravessado e a mão sobre o peito.A figura estava sentada sobre um enorme canhão de pedra,do qual jorrava a água que depois seguia para o Tanque do Galaitas.
O talhe da estátua era grosseiro,mostrando uma arte incipiente.Penso que tenha sido executada por algum dos muitos canteiros que existiam pela vila.
Quanto ao título,Quelhorras,há várias teorias para o justificar.Julgo ter sido atribuido espontâneamente por alguém ao ver aquele imenso falo,o canhão.Para tão descomunal sexo,seria necessário ter grandes testículos(quelhões,na gíria),que pelo tamanho,teriam de ser quelhorras.
O termo sempre foi depreciativo e as gentes da altura,afinavam quando alguém de fora lhes perguntava se o Quelhorras estava melhor.A estátua encontra-se actualmente colocada no pátio interior do Palácio Sotto Mayor.
O velho Paço dos Almadas foi demolido para no seu lugar erguerem a Pousada de Santa Cristina,apesar de uma empresa contratada pela Câmara Municipal ter indicado a necessidade de considerar o Paço e toda a sua envolvência,espaço de interesse histórico,recomendando a reconstrução do edifício!

RUA FRANCISCO DE LEMOS

No prolongamento da agora Pousada de Santa Cristina,há um longo edifício de dois pisos.Em 1947 foi adaptado para quartel da G.N.R.Era comandado por um cabo de nome Coelho e tinha apenas quatro ou cinco praças sob as suas ordens.Recordo os soldados Pimentel,Ribas,Gomes,Caldeira e Fernandes.

Em frente,a bonita fachada chã-maneirista,século XVIII,do antigo Palácio dos Lemos,hoje Palácio Sotto Mayor.

O Palácio,assim vulgarmente designado,até ao início da década de 1950 era uma das mais importantes entidades empregadoras de Condeixa.

A casa e respectiva quinta,a Quinta da Ventosa na Barreira e várias outras propriedades no concelho,necessitavam de uma verdadeira legião de trabalhadores em serviço permanente.Entre profissionais dos vários ofícios,criados e criadas,uma equipa de jardineiros,pessoal de lavoura,tudo isto gerido por um administrador e uma governante,elevava a contagem a muitas dezenas de pessoas.No entanto,todo este pessoal era insuficiente quando a proprietária,D.Elsa,promovia as suas festas,particulares ou populares. Estas últimas,realizadas no grande pátio interior,tinham um pagamento de entrada simbólico e o apuro total revertia a favor do Hospital.Desta forma,a D.Elsa divertia-se e ao povo e contribuia generosamente para a referida unidade de saúde,sustentada apenas com os donativos de benfeitores.

Recordo a última destas festas.Foi no verão de 1947,um ano antes do súbito falecimento da altruísta senhora.

Durante a montagem dos vários "Stands",alguns miúdos,entre eles eu próprio,colaboravam da forma que a pouca idade consentia.A meio da tarde íamos à copa,onde nos serviam cacau quente e pão com marmelada caseira.

Uma das atracções das festas era a roda gigante,não tão gigante assim,porque teria meia-dúzia de metros de altura.No entanto,para os nossos olhos infantis,tinha tamanho descomunal.Adorava a subida nos compartimentos móveis,mas a rápida descida provocava calafrios,com o estômago a querer chegar à garganta!

Desta festa,recordo um episódio, comum naquele tempo.A D.Elsa era madrinha de uma infinidade de gente(minha também).No Natal,reunia todos os afilhados num grande bodo seguido de distribuição de prendas.Na festa que já referi,quando ela desceu ao terreiro,formou-se grande fila de afilhados que pretendiam beijar-lhe a mão,ao que ela,magnânimamente acedia,qual Rainha condescendente!

No dia seguinte,a tarde foi preenchida com uma garraiada na qual marcou presença um jovem bandarilheiro,mais tarde grande nome do toureio,Manuel dos Santos.

O espectáculo foi ainda completado com um momento cómico proporcionado por um espontâneo que saltou para a arena. Foi retirado com as calças rasgadas de alto a baixo e a esconder "as vergonhas".


Em frente à Capela da Senhora da Piedade(capela do palácio),a estrada dos Loureiroa,actualmente chamada Rua Comandante Matoso.Antigamente existiam apenas três habitações:a casa do João Borrega,a do António Borrega e a de meus pais.
Ao início da rua,a fazer esquina,morava o João Borrega(penso que o verdadeiro apelido desta família, era Ramos).Um homem curioso.Barbeiro de profissão,exercia o seu mister num compartimento da entrada,com pouca luz e escasso mobiliario:um velho espelho,a grande cadeira de madeira com encosto para a cabeça e um pequeno móvel onde colocava os apetrechos da profissão.O banco corrido encostado à parede,completava o mobiliário.
Como artista,era medíocre e a escassez de clientes bem o atestava.Além da alcunha de Borrega,tinha ainda outra,Alemão,advinda do facto de ser fisicamente semelhante ao padrão humano que Hitler pretendia, e defender a política do sanguinário ditador.
Durante a 2ªGrande Guerra,a propaganda nazi que era profusamente distribuída em Portugal com o beneplácito do Estado Novo,ia toda parar-lhe às mãos.Penso que,ao contrário de muitos outros, perfeitamente conscientes das intenções dos prospectos,entre eles algumas figuras importantes da terra,a sua ideologia era mais influenciada pela única literatura à disposição,que por convicção política.
Tocava sofrivelmente violino e fazia sempre parte dos conjuntos musicais compostos para abrilhantar bailes ou acompanhar eventuais agrupamentos folclóricos.
Um dia realizou-se uma festa na Barreira.O pavilhão tinha,como habitualmente,um espaço destinado à "orquestra",coberto com esteiras,não fosse o relento da noite constipar os tocadores ou enferrujar os instrumentos.A determinado momento,o João Borrega enfiou o arco do violino entre as esteiras e,em vez de procurar desembaraçá-lo,continuou a tocar,provocando uma chiadeira incrível que originou a paragem do baile.
A seguir à casa do João,era de seu tio António.
Tendo casado,António Borrega cedo foi abandonado pela mulher que o deixou com três filhos pequenos para criar,com as terríveis condições que nesse tempo tinham as pessoas de baixos recursos.
Tornou-se um homem sorumbático,quase não falava,todo o dia metido na pequena oficina de ferreiro que possuía no pátio dos fundos da casa,ou então num pequeno quintal,um pouco mais abaixo junto à primeira curva e que trazia sempre primorosamente cultivado.Como profissional,a sua especialidade era dar têmpera aos picões,uma espécie de escopro para picar as mós de pedra dos moinhos.
A última casa era a moradia da minha família.O edifício pertence ainda ao Palácio e o meu pai,como seu funcionário,tinha direito contratual a habitá-lo.O início da nossa locação remontava ao ano de 1946.Fui para lá com nove anos e saí aos vinte e três,quando casei.Passei lá parte da minha infância e toda a adolescência.
Dizia-se que a casa estava assombrada,embora na altura ninguém falasse nisso para evitar perturbar as crianças.Parece que a minha mãe e os meus irmãos mais velhos ouviam de noite passos e ruídos estranhos.Pessoalmente nunca me apercebi de tal.E muitas eram as vezes que chegava a casa,altas horas da noite!Superstições!
Voltando à Rua Francisco de Lemos,duas casas depois do João Borrega,morava a Ti Albertina Boneca.Recebia hóspedes de cama,mesa e roupa lavada.Uma pequena pensão familiar.
A seguir,morou José da Costa.
Em Condeixa,quase toda a gente tinha uma alcunha,às vezes genérica,abrangendo toda a família,mas frequentemente personificando cada membro do clã.
Não é pois de estranhar que José da Costa fosse mais conhecido por Zé Barbeiro.O nome foi herdado da família e nada tinha a ver com a sua profissão.Na verdade tratava-se de um excelente mecânico de automóveis.No entanto, a confusão da alcunha com a profissão,valeu-lhe ser protagonista de um episódio curioso.
Certo dia chegou a Condeixa uma viatura com sério problema mecânico.Quando o proprietário pediu a informação de quem poderia resolver a avaria,indicaram-lhe o Zé Barbeiro.
O homem ficou apreensivo,pensando tratar-se de algum rapa-queixos com habilidade.Mas enfim,,a necessidade obriga e resignou-se a procurar a pessoa indicada.
É claro que o Zé Barbeiro,aplicando a sua reconhecida competência profissional,depressa resolveu o problema.No fim,depois de acertadas as contas pelo trabalho prestado,disse-lhe o dono do carro:"Como é que o senhor,sabendo tanto de mecânica,não deixa a profissão de barbeiro?".
Ao lado,morava quem era o claro exemplo do que há pouco disse.O António Torres utilizava o oficial apelido apenas em documentos obrigatórios.No mais,era sempre o António Capado,"da Ti Glória",para o diferençar de outros Capados que pela terra existiam.
Dos dois filhos,o mais velho tinha o mesmo nome e alcunha do pai,mas o outro,Mário,além de Capado ainda arcava com outros dois epítetos:"Quelhéu" e "Lola".
A Ti Glória,matriarca da família,apesar da humilde profissão de sardinheira e,suponho,possuir apenas a instrução primária,tinha um aceitável grau cultural,adquirido no gosto pela leitura.
Dizia-se até,na comunidade de sardinheiras a que pertencia,que ela lia o jornal quando estava sentada no penico.No penico,sim senhor!Em momentos de aperto,a única solução era utilizar esse objecto hoje em desuso,mas de primordial importância nas casas de então,onde até uma simples retrete era luxo só permitido aos ricos.
Então,se a vontade impunha,as necessidades fisiológicas vertiam-se no "vaso" e,ou despejava-se este no monte de estrume que depois ia adubar as terras,ou lançava-se o mal-cheiroso conteúdo na vala mais próxima.
A seguir,o prédio dos Antónios,de José António Júnior.Não cheguei a conhecê-lo,mas diziam ser um homem alto e forte,com aspecto marcial, apelidado de "Homem de Bronze".
Tinha três filhos e uma filha:o António,"Manco" de alcunha pelo defeito físico,o Francisco e o Manuel,"Manelão",dado o seu corpo avantajado.Da filha,Maria do Carmo,recordo apenas que era muito bonita.Morreu de parto do primeiro filho.
A grande propriedade ocupava o espaço desde a casa do Capado,virava para o Penedo atè à Capela da Senhora do Amparo e ainda ocupava razoável espaço na actual Rua Comandante Matoso.
Marcava o início do prédio um alto portão,seguido de estabelecimento de mercearia,fazendas e miudezas.
No vasto pátio franqueado pelo portão,era a taberna e a adega.Possuíam ainda os Antónios mais propriedades rústicas,mas certamente delas poucos rendimentos obtinham.
No final dos anos de quarenta ou inicio da década de cinquenta,montaram no grande quintal uma pequena unidade de manufactura de calçado, com pequena duração e pouco resultado financeiro.No entanto,essa actividade proporcionou a vinda para Condeixa de alguns bons sapateiros.
Em frente ao prédio anteriormente descrito,era a residência da família Ribeiro.
O Dr.João Ribeiro,médico e filho de um médico com o mesmo nome,era uma figura bastante popular na vila.Ainda estudante,pertencia já a organizações políticas da esquerda clandestina.Isso valeu-lhe ser detido pela Pide,polícia política do Estado Novo.Depois de formado,foi ainda outras vezes preso na cadeia de Caxias.Após uma delas,quando o libertaram,a sua chegada a Condeixa foi apoteótica,com dezenas de pessoas à sua espera,tributando-lhe uma homenagem,aliás bem merecida,pois nunca cobrou aos conterrâneos quaisquer honorários pelos serviços prestados.Mais tardee, depois do 25 de Abril de 1974,tomou algumas atitudes políticas controversas que causaram mal-estar.No entanto,quando prematuramente faleceu,o seu funeral constituiu sentida demonstração da consideração do povo.
Com as casas do Dr.Ribeiro e dos Antónios,termina a Rua Francisco de Lemos.
continua





RUA DE LOPO VAZ

No bonito prédio de fachada de azulejos onde está colocada a placa com o nome da rua,existe ainda um dos sete Passos que compunham a Via-Sacra da Procissão do Senhor dos Passos.



A seguir,estão a decorrer as obras de reconstrução do antigo e emblemático prédio onde até há poucos anos esteve instalada a Câmara Municipal.Edifício histórico,creio merecer a propósito uma breve resenha retrospectiva do percurso da autarquia.

Quando em 1839,pouco tempo após a Rainha D.MariaII ter devolvido à vila o estatuto de sede do Concelho,a vereação.presidida por D.Francisco de Lemos pretendeu realizar a primeira Assembleia Municipal,teve de utilizar a residência de Bacharel José de Azevedo Amado(pelas poucas referencias existentes,este prédio corresponde à casa da família do Dr.Ribeiro, já anteriormente referida),porque a autarquia não dispunha de sede própria.Mais tarde foi adquirido um prédio no Outeiro,pertença do Mosteiro de S.Marcos(localizado onde existe agora a casa de Evaristo Manaia e outro prédio,até ao Largo Manuel Filipe),e aí foram instalados condignamente,para a época,os Paços do Concelho.No rés-do-chão funcionava a cadeia municipal.O prédio foi demolido em 1972,para alargamento da perigosa curva de uma estrada que tinha muito movimento dirigido a Tomar.Essa a única razão,embora discutível,que pode justificar o derrube do histórico edifício.

Entretanto,na Rua Lopo Vaz existia um prédio abandonado desde a sua destruição pelas tropas de Massena e Ney.Era um palacete referenciado como tendo pertencido à Condessa de Anadia.No entanto,quando foi comprado, pertencia a uma senhora chamada D.Rosa Chaves .O estado de absoluta ruína em que se encontrava,causava mau estar aos moradores da vila e aos passageiros das diligências que ao tempo ali passavam.Foi adquirido pela Câmara que o mandou reconstruir quase de raiz.A mesma coisa aconteceu recentemente.Depois da Câmara mudar de local,o velho edifício entrou em acelerada degradação.Hoje já tem um aspecto dígno e bonito,pois toda a frontaria foi preservada,inclusivamente o frontão onde está inserido o brasão de Condeixa.

Em frente,era a loja do Zé David,misto de mercearia,taberna e casa de pasto.A esposa,uma excelente cozinheira,(já mencionada em Figuras Típicas) mantinha a casa com fama,léguas em redor,graças ao seu afamado "cabrito assado com batatinhas e grelos".

Ao lado,um prédio agora velho e degradado mas conservando ainda um resto do seu aspecto gracioso.Era propriedade de um barbeiro chamado Adolfo Leitão que emigrou para o Brasil e por lá morreu.

No início dos anos cinquenta,mandou fazer obras no prédio e instalou um café.A inauguração decorreu num sábado de Passos.Mas um estabelecimento desses,ao lado de uma tasca tão afamada,estava destinado ao fracasso.Poucas semanas após a inauguração,fechou as portas!

Este Adolfo era filho de outro barbeiro,o Ti Ernesto,que além de cortar cabelos e fazer barbas,também executava pequenos actos de cirurgia,como extirpar furúnculos e arrancar dentes.Nas terras pequenas,à falta de clínicos devidamente habilitados,era frequente encontrar este tipo de faz-tudo,pomposamente auto intitulados "barbeiro-cirurgião".Em "As pupilas do Senhor Reitor" de Júlio Dinis,esta figura está bem representada.

Era curiosa a forma como aqueles profissionais antigamente faziam a barba.Introduziam um dedo na boca do paciente,perdão,do cliente,para dilatar a bochecha e mais facilmente aplicar a navalha.Ou então,metiam-lhe na boca um figo.No caso do freguês comer a peça de fruta,o preço da barba aumentava.

Logo a seguir,o talho de António Vicente,ou melhor,da esposa,Celina "Carraça",pois o negócio dele era outro,comprava e vendia gado.

Um dia o Vicente adoeceu gravemente,ficando às portas da morte.A mulher,prevendo um desfecho fatal para a doença do marido,mandou fazer um fato ao António Pita,alfaiate que morava e tinha a oficina mesmo em frente.É claro,como a vestimenta estava destinada à cova,não tinha necessidade de bolsos e forros interiores.

Só que o Vicente era de rija têmpera,deu um pontapé na morte e sobreviveu,apesar de ficar a sofrer de hidropisia,com uma barriga enorme obrigando-o a ir frequentemente retirar a água acumulada.

O pior foi quando mais tarde descobriu no fundo da arca a mortalha que a mulher tão precocemente tinha tido o cuidado de mandar preparar. Caiu "o Carmo e a Trindade"!Os seus impropérios soaram por toda a vila!Lançou uma praga para que a mulher e o alfaiate "fossem desta para melhor" antes dele.E não é que isso aconteceu mesmo !

continua...