domingo, 5 de dezembro de 2010

Ecologia e caça-as contradições

Ontem,liguei a TV no 2º canal e deparei com uma curiosa reportagem:um senhor,que me pareceu oficial de um corpo policial,falava sobre ecologia.Naturalmente,criticava o civismo do povo português,particularmente,mostrando imagens demonstrativas.Eu até compreendo e sei que são verdadeiras as imagens.Infelizmente,é comum depararmos com lixeiras por todo o lado,cursos de água completamente conspurcados,situações de completo desprezo pelo semelhante.Mas daí a apelar ao mais baixo sentimento humano,a delacção,para terminar com os abusos de pessoas mal formadas,acho incrível.Calcule-se que o tal senhor às tantas afirmou que,quem quisesse,podia enviar a acusação,porque o anonimato estaria protegido!Será esta a forma mais correcta de resolver o problema?Vivi grande parte da minha vida sob o regime do estado novo.Sei como era a pide e a forma por ela utilizada para obter informações,servindo-se de asquerosas pessoas que denunciavam outras pessoas,em troca de meia-dúzia de tostões ou,simplesmente,obtenção de favores.É isso que agora se pretende?Não seria melhor educar o povo,com campanhas específicas?
Um velho democrata de Condeixa,costumava acabar as suas prédicas,dizendo:"Certo ou errado,camarada?"
Mas não ficam por aqui as observações ao tal programa.Calculem que após esta defesa pela ecologia,veio uma reportagem sobre caça.E assisti,enojado,a uma espera ao javali.Esta espécie cinegética(?),esteve quase extinta no país,Depois,as associações de caça,legalmente,penso,fizeram programas de repovoamento.Hoje,o javali é uma constante ameaça para quem ainda da terra tira o sustento.E tudo para quê? Apenas com a mera intenção de satisfazer os instintos selvagens de pessoas que,em lugares pre-determinados,esperam os animais,abatendo-os a tiro.Quero acreditar que nenhuma criança assistiu ao mencionado programa.Porque,como disse,fiquei enojado ao ver a forma selvagem como os senhores caçadores permitiam que os javalis fossem abocanhados e destroçados pelos cães.E,se eles assim faziam,era porque os animais ainda davam luta!
Li algures que esta semana,o Parlamento espanhol, recusou uma proposta de um partido,para transmissão de touradas pela televisão.A Espanha!O país tradicional das lides taurinas!
E cá? Quando acabam os espectáculos deprimentes de sacrifício dos animais?

CONDEIXA-paisagem,memória e história

Com a finalidade de angariar fundos para a construção da nova Casa Paroquial de Condeixa,foi editado um livro,versando vários temas referentes à vila, e subscrito por seis autores.O dinamizador do projecto, Dr. Artur Ângelo Barracosa Mendonça,algarvio de Faro,está radicado em Condeixa e é professor de História na Escola Secundária da Mealhada.
O volume literário,tem prefácio do Bispo de Coimbra,D.Albino Mamede Cleto e foi gratuitamente composto e editado pela Gráfica de Coimbra,Lda.
Espera a organização colocar este livro à venda ainda antes do próximo Natal ou,na impossibilidade,logo no princípio do novo ano.
O público,certamente irá aceitar com entusiasmo a edição,não só pelo fim a que se destina,como ainda pela carência de literatura referente à vila.
Mais não interessa dizer,para despertar a curiosidade nos possíveis compradores da obra em causa.