sexta-feira, 30 de outubro de 2009

DR.JOÃO ANTUNES,O PADRE,O HOMEM E A LENDA

Continuando a relembrar a ilustre figura do Padre Dr.João Antunes,apresento agora uma sua outra faceta,talvez aquela que perdurou através dos anos,criando a aura negativa que,quer queiramos quer não,durante algum tempo manchou a sua memória.Refiro-me à gula,considerado um pecado só pelo facto de ele ser padre.
Voltemos ao livro de M.Rodrigues dos Santos.
«Ficam para trás episódios demonstrativos de que o Padre-Boi era um bom garfo e se não alimentava do ar.
A faceta que dele mais se recorda é,aliás,a sua gula insaciável.Claro que nunca se bateu com um boi inteiro a uma refeição,contráriamente ao que já se afirmou,mas não falta quem jure que certa vez comeu um cabrito que,assado à boa maneira de alguns restaurantes de Condeixa,constitui,na verdade,um saboroso pitéu.
Foi,aliás,um almoço muito falado que selou o bom relacionamento do padre com o Rei D.Carlos,embora não sendo linear que sempre uma boa mesa ajude a cimentar boas amizades.Atesta-o o que se passou,certa vez,na Figueira da Foz,em casa do Capitão da Marinha Mercante,Manuel Guerra.
Este oficial,a quem o Padre Dr.João Antunes acabara de ser apresentado por um amigo comum,Pedro Pipa Fernandes Tomaz,também bom musicólogo e comilão,caiu certa vez na esparrela de convidar a ambos para um almoço em sua casa.
Sabedor,por experiência adquirida,que Pedro Pipa era um bom comedor,o Capitão Guerra providenciou para que na mesa onde ia sentar os dois convidados consigo e sua mulher,a comida fosse farta,capaz de chegar e sobrar para o dobro das pessoas.
Mas Pedro Pipa sabia,por seu turno,que o Padre Antunes era um comilão impenitente e,prevenindo que o Capitão não se visse confrontado com embaraços,arranjou um qualquer pretexto para se esquivar ao almoço.
Ficaram à mesa apenas os donos da casa e esse seu único conviva.
A entrada foi uma terrina de sopa de peixe.Vieram a seguir,duas grandes pescadas,dois quilos de bifes de cebolada,um peru enorme,queijo,fruta,pudins,arroz-doce e outras iguarias.
Em presença da glutonice do convidado,os donos da casa mal petiscaram ,receosos de que a comida não bastasse,enquanto Padre Antunes punha num repente a descoberto o fundo das travessas,afirmando que «as marmotas»estavam um mimo e que o «passarinho»era uma delícia.
Quase logo aseguir Padre Antunes encontra o amigo Pedro Pipa:"foi uma pena não teres comparecido,porque tínhamos lá"um almocinho de estalo"!
Claro que o casal Guerra não ficou satisfeito com tantos diminutivos e garantiu que lá em casa o Padre Antunes não comeria mais nem uma petinga."Vá comer à remôlha",disse o Capitão Guerra,em desabafo.
Continua